Home » Parcerias - Ressonâncias de complexidade

Parcerias - Ressonâncias de complexidade

O compartilhamento de idéias e da experiência do GRECOM tem inspirado a formação de novos grupos de estudos sobre as ciências da complexidade propostas por Edgar Morin e outros pensadores. O primeiro deles, o Grupo Terra-Pátria (GTP), foi criado em 1999 na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal/RN. Outros três se consolidaram entre os anos de 2003 e 2004: o Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade e da Complexidade - GETC, no CEFET-RN, Natal/RN; a Rede de Estudos da Complexidade - RECOM, no Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Vitória da Conquista/BA, e o Núcleo de Estudos Transdisciplinares - NET, na Faculdade e Complexo Educacional dos Guararapes - FG, Jaboatão dos Guararapes/PE. Saiba mais sobre as apostas desses novos núcleos de estudos.

Universidade Mundo Real Edgar Morin

Fundada em novembro de 2004 a primeira instituição de ensino superior orientada desde a sua criação pelas teorias da complexidade.

A Universidad Mundo Real Edgar Morin se localiza em Hermosillo, no estado de Sonora, no México e é presidida pelo próprio Edgar Morin.Integram seu conselho acadêmico: Maria da Conceição Xavier de Almeida (coordenadora do GRECOM), Edgard Assis Carvalho, Juremir Machado da Silva, Raúl Domingo Motta, Emilio Roger Ciurana, entre outros.

Para saber mais sobre a Universidade Mundo Real Edgar Morin, clique aqui.

Grupo Terra-Pátria (Escola Estadual Winston Churchill - Natal/RN)

O Grupo Terra-Pátria (GTP) surgiu em abril de 1999, a partir de um período de convivência de um dos seus membros, o professor Samir Cristino de Souza, com o GRECOM (Grupo de Estudos da Complexidade da UFRN). Da experiência com o GRECOM veio a idéia de criar um grupo de estudos filosóficos para discutir as questões da Complexidade e do seu desenvolvimento epistemológico nas diversas áreas do conhecimento.

O grupo foi formado pelo professor de filosofia Samir Cristino de Souza e alunos da Escola Estadual Winston Churchill (Hildemar de Araújo Bezerra, Gilmara Coutinho Pereira e Jailma Brito dos Santos, entre outros que passaram pelo grupo). A princípio, a proposta era despertar o jovem da escola pública para vivenciar uma experiência ecológica profunda, que o levaria a um conhecimento da Complexidade presente na natureza e principalmente nas relações do ser humano com o cosmos, o que resultaria numa prática efetiva e afetiva de preservação do ambiente ocupado por ele na sociedade, criando relações éticas com todos os seres da nossa Terra-Pátria.

Contato: Prof. Ms. Samir Cristino de Souza
Telefone: (84) 3213-7683 / 8817-2116
E-mail: samir@samnet.com.br

Grupo de Estudos da Complexidade/GRECOM
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Educação
Contato: +55 (84) 3215-3525
E-mail: contato@grecom.ce.ufrn.br
Coordenadora do Grecom: Maria da Conceição de Almeida

GRECOM 21 anos
© Copyright 2012 GRECOM - UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte