Home » Amigos

Amigos

 

São muitos os amigos do Grecom. Eles estão em vários lugares e são como antenas que ligam o grupo a outras experiências de viver a complexidade. Realimentam os ideais de uma ciência com consciência de uma compreensão planetária. Os amigos do Grecom conhecem de perto nossas potencialidades e também nossas fragilidades. De dez anos para cá foram muitos deles que estiveram em Natal.

 

 

 

Ana Cecília Espinosa

Ana Cecília Espinoza Martinez é Pró-Reitora Acadêmica do Centro de Estudos Educativos Arkos (CEUARKOS / México).

Daniel Munduruku

O Filósofo e escritor Daniel Munduruku também partilhou conosco as idéias da tradição do seu povo, os índios Mundurukus, para um pensamento mais circular e mais próximo da natureza.

Dietmar Kamper

Dietmar Kamper (falecido em 2001), proferiu três aulas em um curso que foi oferecido pelo Grecom sobre "A complexidade e os vícios da Paixão".

Edgard Carvalho é o amigo mais antigo e permanente: desenvolve atividades no Grecom pelo menos duas vezes por ano.

Emílio Roger Ciurana

Emílio Roger Ciurana - Diretor da Cátedra Itinerante para transdisciplinaridade sediada na Universidade de Valadolid-Espanha.


 


Mais Informações no Blog: emiliorogerciurana.com 

 

Chico Lucas - Filósofo da Natureza, intelectual da tradição e colaborador (desde de 1986) da pesquisa na Lagoa do Piató - Assú/RN. Pesquisador que tem seu nome homenageado na CASA DA MEMÓRIA PIATÓ CHICO LUCAS.

Henri Atlan cuja obra temos lido desde muito tempo acabou chegando até Natal. Ele proferiu uma conferência no projeto Polifonicas Ideias, conheceu um pouco da história do Grecom, ficou admirado com o "maior cajueiro do mundo", tomou banho de mar nas águas mornas do mar de Natal.

Juremir Machado um velho amigo virtual no ano de 2002 fez sua primeira incursão presencial no Grecom. 

Lia Diskin

Lia Diskin - Diretora da Associação Pallas Athena em São Paulo. Já visitou o Grecom algumas vezes.

 

Maria Cândida Moraes - Professora da Universidade Católica de Brasília. Interlocutora do GRECOM nos Projetos de Educação ligados a religação dos saberes. Tem participado de bancas e seminários em Natal - Grecom/UFRN

 

Norval Baitelo Junior esteve no Grecom várias vezes: com ele temos aquecido o desejo de uma ciência mais suave e estética.

 

Pascal Galvani - Pesquisador colaborador  do Grecom e do Centro de Estudios Universitarios ARKOS (Puerto Vallarta/México)

Raul Domingues Motta

Raul Domingues Motta
Diretor da Cátedra Itinerante UNESCO Edgar Morin para Pensamento Complexo (CIUEM / sediada em Buenos Aires, Argentina).

 

Ubiratan D`Ambrósio, conhecendo o projeto de publicação semanal de artigos coordenado pelo grupo, foi o primeiro a propor que esses artigos se transformassem em um livro, o que acontecerá em março de 2011.

Teresa Vergani

Teresa Vergani veio de Lisboa para permanecer conosco durante um mês: aqui ela desenvolveu parte do seu 
semestre sabático.

 

 

 

 

 

 


Outros amigos, encorajadores de uma nova ciência, passaram por Natal, testemunharam os sonhos do Grecom, conheceram nossas dificuldades e nossas apostas. Como por exemplo Raul Motta, presidente do Instituto Internacional para o Pensamento Complexo, sediado na USAL, em Buenos Aires. Raul trabalhou conosco durante 3 dias. Com ele fizemos planos, projetamos futuros, alguns dos quais já são presente.

As fotografias de todos os amigos do Grecom não se encontram aqui, mas a cumplicidade de suas idéias parasita nossas atividades diárias.

Grupo de Estudos da Complexidade/GRECOM
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Educação
Contato: +55 (84) 3215-3525
E-mail: contato@grecom.ce.ufrn.br
Coordenadora do Grecom: Maria da Conceição de Almeida

GRECOM 21 anos
© Copyright 2012 GRECOM - UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte